Sarcoma Mieloide Intraoral como manifestação inicial da Leucemia Mieloide Aguda
relato de caso e revisão da literatura
Palavras-chave:
Sarcoma mieloide, Leucemia mieloide aguda, Manifestações orais, Relato de casosResumo
Quando a leucemia mieloide aguda se manifesta pela primeira vez, durante o tratamento ou após recidiva, células mieloides imaturas podem formam um tumor extramedular conhecido como sarcoma mieloide oral (SMA). O objetivo deste artigo é um relato de caso e revisão dos casos relatados na literatura do sarcoma mieloide oral. Paciente do sexo masculino, 45 anos, relatou dor intensa e sangramento espontâneo na gengiva vestibular do lado esquerdo, próximo aos pré-molares superiores. Os achados clínicos de LMA incluíam petéquias na região dos membros inferiores do paciente devido à trombocitopenia, confirmada no hemograma, além dos sintomas apresentados pelo paciente de febre, fraqueza, dores no corpo e diarreia, uma semana antes da sua admissão hospitalar. Os resultados laboratoriais iniciais mostraram 231.410 leucócitos totais/mm3, 27.000 plaquetas/mm3, 3,39 milhões/mm3 de glóbulos vermelhos e 222.154 blastos circulantes, ou seja, 96% do total de leucócitos. O mielograma realizado logo após a admissão hospitalar mostrou a presença de células leucêmicas e a imuno-histoquímica confirmou o diagnóstico de LMA. Apesar de PAX-5, CD20, TDT e CD3 serem todos negativos, a mieloperoxidase foi positiva. Concluímos que o sarcoma mieloide oral é incomum e que seu diagnóstico e tratamento são um desafio para médicos e dentistas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Letícia Dantas Grossi, Rosimeire Primolan França, Cassia Maria Fischer Rubira, Paulo Sérgio da Silva Santos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.