Sarcoma Mieloide Intraoral como manifestação inicial da Leucemia Mieloide Aguda

relato de caso e revisão da literatura

Autores

Palavras-chave:

Sarcoma mieloide, Leucemia mieloide aguda, Manifestações orais, Relato de casos

Resumo

Quando a leucemia mieloide aguda se manifesta pela primeira vez, durante o tratamento ou após recidiva, células mieloides imaturas podem formam um tumor extramedular conhecido como sarcoma mieloide oral (SMA). O objetivo deste artigo é um relato de caso e revisão dos casos relatados na literatura do sarcoma mieloide oral. Paciente do sexo masculino, 45 anos, relatou dor intensa e sangramento espontâneo na gengiva vestibular do lado esquerdo, próximo aos pré-molares superiores. Os achados clínicos de LMA incluíam petéquias na região dos membros inferiores do paciente devido à trombocitopenia, confirmada no hemograma, além dos sintomas apresentados pelo paciente de febre, fraqueza, dores no corpo e diarreia, uma semana antes da sua admissão hospitalar. Os resultados laboratoriais iniciais mostraram 231.410 leucócitos totais/mm3, 27.000 plaquetas/mm3, 3,39 milhões/mm3 de glóbulos vermelhos e 222.154 blastos circulantes, ou seja, 96% do total de leucócitos. O mielograma realizado logo após a admissão hospitalar mostrou a presença de células leucêmicas e a imuno-histoquímica confirmou o diagnóstico de LMA. Apesar de PAX-5, CD20, TDT e CD3 serem todos negativos, a mieloperoxidase foi positiva. Concluímos que o sarcoma mieloide oral é incomum e que seu diagnóstico e tratamento são um desafio para médicos e dentistas.

Biografia do Autor

  • Letícia Dantas Grossi, Universidade Paranaense

    Mestre em Estomatologia e Radiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo. Docente do curso de Odontologia na Universidade Paranaense.

  • Rosimeire Primolan França, Universidade de São Paulo

    Mestre pela Faculdade de Odontologia de Bauru-Universidade de São Paulo. Professora de Biologia. 

  • Cassia Maria Fischer Rubira, Universidade de São Paulo

    Professora Associada do Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo.

  • Paulo Sérgio da Silva Santos, Universidade de São Paulo

    Professor Associado do Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2025-01-08