CBROHI

O Diretor Jurídico do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva, André Baiseredo, lança em junho seu primeiro livro, “O Direito e o Sangue”. A obra busca traçar um panorama dos principais desafios experimentados na hemoterapia, bem como expressar alguns posicionamentos sustentados ao longo de 11 anos como consultor jurídico no seguimento. Confira a entrevista que o CBROHI fez com o advogado.

CBROHI – Da onde surgiu a ideia e vontade de escrever tal livro?
André Baiseredo – Acredito que a ideia sempre esteve presente, ainda que latente, embora algumas pessoas próximas insistissem em que eu o fizesse. O fato é que a rotina diária acabava adiando o projeto, até o momento e que eu desejei fechar com maestria minha participação na Coordenação Jurídica do Hemorio, reunindo em um livro uma parte das questões que enfrentávamos, já que eu estava indo advogar na iniciativa privada.

CBROHI – Ao que ele se propõe e como pode ser útil na hemoterapia brasileira?
André Baiseredo – A proposta do livro é enfrentar as questões jurídicas da primeira parte do ciclo do sangue, ou seja, a coleta do sangue – captação, triagem clínica e sorológica de doadores de sangue. Assim, ao enfrentar tais questões meu objetivo foi dar alguma segurança aos profissionais da hemoterapia brasileira, que tem a árdua missão de dar soluções diárias, por vezes, sem nenhum suporte jurídico para tanto.

CBROHI – Para quem ela se direciona?
André Baiseredo – Na realidade a ideia é dar suporte jurídico para os profissionais da área da saúde, conforme eu já havia mencionado. Contudo, é quase impossível falar de questões jurídicas sem atingir também os juristas que precisam de tais conhecimentos para melhor desempenhar seu trabalho, principalmente aqueles que atuam primordialmente com direito da saúde como eu.

CBROHI – Como o livro pode ajudar advogados, médicos e pacientes no seu dia a dia?
André Baiseredo – Ele visa colaborar na resolução dos conflitos diários de quem lida com o ciclo do sangue, seja pelo viés técnico, seja pelo jurídico.

CBROHI – Qual sua expectativa com o lançamento do livro?
André Baiseredo – Ver o mesmo difundido no universo da saúde e do direito, garantindo a interdisciplinaridade que tanto defendo no estudo do Direito da Saúde e que é marca registrada da Pós-Graduação de Direito Médico e Hospitalar que Coordeno nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA).

CBROHI – Irá acontecer alguma cerimônia de lançamento oficial?
André Baiseredo – Sim, e como não poderia deixar de ser, fugindo um pouco do padrão habitual de lançamentos de livros, decidi fazer o lançamento na FACHA, na Rua Muniz Barreto, em Botafogo, Rio de Janeiro (RJ), que vem corajosamente apoiando o Direito da Saúde, ainda agora no mês de junho.

CBROHI – Quem tiver dúvidas, como pode entrar em contato para conversar com o senhor?
André Baiseredo – Dúvidas são sempre bem vindas, até porque quem vive a rotina das salas de aula precisa estar sempre em dia com o que está acontecendo pelo Brasil no segmento. Assim, o e-mail baiseredo@dfnadvogados.com.br está aberto para quem tiver qualquer dúvida.