CBROHI

Aconteceu na quinta-feira (14 de abril), em Brasília (DF), uma reunião da Comissão de Odontologia Hospitalar do Conselho Federal de Odontologia. O objetivo da mesma foi oficializar a Comissão de OH, bem como a apresentação dos integrantes junto aos conselheiros e membros da direção do CFO.

Toda a rotina e atuação da comissão foi explanada, além de ser estabelecida uma norma e agenda de reuniões e atuações individuais dos componentes da comissão. Um plano estratégico de ações foi proposto e aceito. Ele estabeleceu pontos pertinentes, como: mapeamento e identificação dos cirurgiões-dentistas que atuam na odontologia hospital no Brasil com ajuda de logística do CFO , CROs e Ministério da Saúde.

Houve também uma proposta de trabalho conjunto do CFO e CFM a respeito da presença de CDs nos corpos clínicos dos hospitais e seus respectivos regimentos internos, além da discussão sobre o financiamento, pagamento e padronização dos procedimentos odontológicos envolvidos na assistência hospitalar e a atuação futura conjunta entre comissão de OH e comissão de ensino do Conselho Federal de Odontologia.

O doutor Luiz Alberto Valente Júnior, presidente da CAC (Comissão de Avaliação de Certificação) e membro do conselho diretor do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva esteve presente representando o estado de São Paulo e avaliou positivamente a reunião: “Foi um momento de apresentação e delegação de funções e o CBROHI se sentiu prestigiado, uma vez que muito das propostas e condutas no âmbito da habilitação, gestão, organização e ensino vão ao encontro do que já é determinado nos estatutos, propostas e rotina do Colégio”.

A colaboração da presidente do CBROHI, Claudia Baiseredo, no trabalho junto a comissão parlamentar da Câmara Federal nos trâmites da lei PLC 34/2013 foi ressaltado pelo presidente da Comissão Parlamentar do CFO, Dr. Nilo Pires. O projeto de lei assegura a prestação de assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar – Unidade de Terapia Intensiva. “Fiquei muito feliz com a lembrança. Nossa caminhada por uma odontologia hospitalar reconhecida é feita a cada dia em diversas áreas do Brasil. Continuaremos ao lado do CFO e dos CROs para que a saúde seja prioritária em nosso país”, comentou Cláudia.