Primeiramente, gostaria de desejar um ótimo ano de 2014 para todos os nossos Membros. Aproveito, ainda, a oportunidade para externar esse desejo aos nossos funcionários, amigos, colaboradores e aos cirurgiões-dentistas que mesmo de longe acompanham o nosso trabalho com orações e pensamentos positivos.

Saibam que muito do que hoje existe em nosso Colégio é fruto das sementes plantadas no passado, graças às palavras sinceras e orientações seguras dos que estiveram presentes com intuito de ajudar, agregar e compartilhar trabalho e dedicação. Rogo que seja um ano repleto de realizações profissionais e pessoais. Vocês merecem.

Não é fácil começar. Na vida as oportunidades surgem para todos nós. Portas se abrem e fecham. Temos que saber o momento certo de agir. Os primeiros passos da nossa vida só foram dados pela coragem e confiança transmitidos pelos nossos pais, em diversas vezes, materializados com um olhar encorajador que diz: “Vai, tente, confio em você. Mas, se cair levante e tente mais uma vez”. Uma frase que ouvimos no passado e que mais tarde repetimos para os nossos filhos e netos. Entretanto, se nos anteciparmos, podemos nos machucar e fazer com que nossos pais sofram. Somos uma família. Portanto, saber quando dar o primeiro passo significa perspicácia, respeito e espírito de equipe.

Os primeiros passos do Colégio foram dados por pessoas simples, cirurgiões-dentistas sem reconhecimento científico nacional e internacional, sem artigos e livros publicados, sem apoio financeiro de empresas do ramo médico/odontológico. É claro que são qualidades importantes para o CBROHI. Atualmente, profissionais com essas características fazem parte da nossa equipe. Pessoas sérias, comprometidas com a qualidade e crescimento coletivo. Apenas aguardavam o momento propício para dar o primeiro passo. Estamos certos que outros mais virão, sendo brasileiros ou não, o importante é que venham com vontade de fazer bem feito.

Percebam que a nossa filosofia é simples. Caminhar com segurança, fazer bem feito, se errar, corrija e tente mais uma vez.
Esclareço ainda, que não há um Membro mais forte ou mais fraco, mas existe um Colégio forte ou fraco. Esse enquadramento dependerá da nossa vontade de fazer o bem, de doar sem cobrar, respeitar e exigir respeito. Nosso termômetro é a nossa união. Sem ela, estaremos eternamente febris, convulsionando à mercê de uma solução milagrosa.

Minha jornada profissional em ambiente hospitalar começa pela UTI. Momentos da minha vida particular levaram a dedicar-me a essa causa. A Odontologia Intensiva permitiu que eu conquistasse um espaço em um hospital privado. Verdadeiramente, abriu as portas para mim. Percebi que poderia abrir para outros. Não milito pela Intensiva, mas não repudio quem o faça, apenas respeito os pensamentos e posturas dos que exercem a Odontologia Intensiva. Mesmo com o pensamento de que está inserida na Hospitalar, sabemos que essa questão não nos cabe resolver. O mercado é que fará a seleção natural. Não será o Colégio ou qualquer outra entidade que proibirá o uso dessa palavra.

A função do CBROHI é UNIR e não a de criar fragmentações. Por isso, nos antecipamos e abrimos espaço para essas duas vertentes. O Mercado é o decisor final. A ele o CBROHI irá ouvir. As futuras Assembleias Ordinárias do Colégio seguirão a assessoria do Mercado e com toda convicção retificarão ou não o nosso nome, da mesma forma com que outras Associações e Sociedades fizeram com naturalidade.

Drª Claudia Baiseredo
Presidente

Matéria publicada no Boletim Informativo – ANO I – JAN/2014