Terapia Fotodinâmica e Resistência Bacteriana
Palavras-chave:
Terapia fotodinâmica, resistência bacteriana, odontologiaResumo
A resistência bacteriana aos antibióticos é atualmente uma das maiores ameaças à saúde global, esse problema é agravado pelo uso inadequado e excessivo de antibióticos, além de falhas na prevenção e controle de infecções. Por esse motivo, é necessário com urgência de uma opção alternativa que combata as bactérias sem efeitos colaterais. A terapia fotodinâmica na odontologia vem se destacando por sua ação antimicrobiana sobre os patógenos da cavidade oral, o que a tornou uma alternativa de tratamento antimicrobiano, frente ao crescimento e acúmulo do biofilme oral. A metodologia desse trabalho consiste em uma revisão de literatura realizada na base de dados PubMed, com período de 5 anos e objetivo de demonstrar a utilização da terapia fotodinâmica na odontologia como uma alternativa aos antibióticos, identificando suas aplicações clinicas nas áreas de periodontia, estomatologia e prótese dentária com benefícios comprovados. Nesse contexto, apesar de muitas evidencias cientificas sobre sua eficácia, ainda são necessários mais estudos para aplicar a terapia fotodinâmica no dia a dia clinico do cirurgião dentista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thalia Ferreira da Silva, Sandra Mara Matnei, Ana Paula Prestes Virmond Traiano, Danielle Lima Corrêa de Carvalho (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.