Citocinas salivares como potenciais biomarcadores em pacientes com tumor de cabeça e pescoço
uma revisão de literatura
Palavras-chave:
Biomarcadores, citocinas, câncer oral, salivaResumo
O diagnóstico precoce e tratamento menos invasivo em um panorama de medicina individualizada e de alta precisão leva a identificação de moléculas específicas, chamadas de biomarcadores ou marcadores biológicos, que podem indicar uma função normal ou patológica do organismo. O objetivo desta revisão de literatura é investigar o potencial de citocinas salivares de serem utilizadas como biomarcadores para câncer oral. Foram realizadas buscas nas plataformas PubMed e Cochrane, empregando as palavras-chaves “biomarcadores”, “saliva”, “citocinas” e “câncer oral”. Buscou-se publicações de revisões sistemáticas e estudos clínicos randomizados, em inglês, que compreendessem o período entre 2013 e 2023. Onze estudos foram incluídos nessa revisão. Eles indicaram que os testes salivares revelaram concentrações elevadas de diversas citocinas salivares em vários estágios de casos de câncer oral, sendo as mais citadas IL1β, IL-6, IL-8, IL-10, IL-13 e TNF-α. Enfatizam o teste salivar como uma abordagem simples e prática, mas alertam para a importância crítica da padronização da metodologia de coleta. Em conclusão, as citocinas salivares são potenciais biomarcadores, oferecendo uma nova perspectiva na detecção precoce, no monitoramento e no prognóstico do câncer oral, com possível impacto na relação de sobrevida dos pacientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maíra Prado, Beatriz Tholt de Vasconcellos, Silvia Renata de Souza Marski, Juliano Abreu Pacheco , Andréa Rodrigues Ribeiro, Raquel Richelieu Lima de Andrade (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.